No sábado, dia 26, o Santuário de Nossa Senhora do Desterro, em Casa Branca, foi palco do 1º Encontro Diocesano com Prefeitos, Vice-Prefeitos e Vereadores, promovido pela Diocese de São João da Boa Vista. Sob a liderança do Bispo Diocesano, Dom Eugênio Barbosa Martins, sss, o evento reuniu autoridades eleitas, a maioria católica, para um momento de integração e diálogo, com o objetivo de alinhar a atuação pública às responsabilidades sociais e éticas.
O encontro, fruto de uma iniciativa de Dom Eugênio, destacou a importância da laicidade do Estado e da liberdade religiosa como bases para a convivência respeitosa entre as diferentes crenças no Brasil. Em sua mensagem, Dom Eugênio reforçou a necessidade de políticas públicas que respeitem os direitos dos mais vulneráveis e incentivem a dignidade humana. “A dignidade humana não é um favor, mas uma exigência que garante acesso aos direitos fundamentais”, afirmou.
Outro tema de destaque foi a sustentabilidade. O Bispo alertou para as consequências da falta de cuidado com o meio ambiente e lembrou que a Campanha da Fraternidade de 2025 trará importantes reflexões sobre o assunto.
Em linha com o conceito de sinodalidade promovido pelo Papa Francisco, Dom Eugênio abriu espaço para ouvir as autoridades presentes, valorizando a escuta ativa e a união. A necessidade de resgatar a confiança na política também foi abordada, com a defesa de uma “Política Boa”, pautada por valores éticos e cristãos.
O encontro, organizado pelo Conselho Diocesano de Leigos, contou com a participação do Pe. Joãozinho, coordenador diocesano de pastoral, e do vigário geral, Pe. João Paulo Ferreira Iello.
De Aguaí participaram os vereadores eleitos na eleição de outubro: Kleitinho da Lan House (PP), Edinho Carvalho (PODEMOS), Henrique de Camargo Settanni (PL) e Armando Geraldo Gaspar (PODEMOS)
A equipe do Pe. Mário Adorno, reitor do santuário, preparou um café para recepcionar as autoridades e promover o convívio fraterno entre os presentes.