A Escola Estadual Padre Geraldo Lourenço, de Aguaí, dirigida pela professora Leandra Rosa Ferreira, participará da 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil Aberta para Todos (ONHB-A), uma competição promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Esta edição da ONHB é totalmente online e tem como objetivo ampliar o acesso ao conhecimento da história nacional para estudantes de escolas públicas e particulares.
Representando a escola, os alunos João Vitor Gimenes, Ruan Gabriel dos Santos e Kauê Matukawa, orientados pelo professor de História Cleber Martins, competirão na modalidade “escola pública”. A olimpíada, além de História, aborda questões interdisciplinares, envolvendo temas como geografia, literatura, arqueologia, urbanismo e atualidades, incentivando a reflexão e o debate entre os estudantes.
Coordenada pela professora Cristina Meneguello, do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da Unicamp, a ONHB-A busca popularizar o conhecimento histórico e promover a divulgação científica em um formato acessível a alunos do ensino fundamental (8º e 9º anos) e médio. Os alunos participantes de escolas públicas terão a chance de concorrer a bolsas de iniciação científica júnior, concedidas pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), caso atendam aos critérios exigidos.
A olimpíada contará com três fases compostas de cinco questões de múltipla escolha e uma tarefa, além de uma quarta etapa com uma tarefa principal. Todas as etapas serão realizadas online, com duração de uma semana para que os alunos possam pesquisar e debater as respostas. A prova acontece entre 11 de novembro e 7 de dezembro, com medalhas virtuais para os melhores colocados.
O evento conta com o apoio de várias instituições, como o CNPq, a Associação Nacional de História (Anpuh), o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, e é financiado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT).