Na última quinta-feira (24), representantes das prefeituras de Aguaí, Espírito Santo do Pinhal, Mococa, Mogi Guaçu, São José do Rio Pardo e Vargem Grande do Sul oficializaram a criação de um grupo de trabalho para monitorar o desenvolvimento do Plano Intermunicipal de Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos (PIGIRS). O plano, sob coordenação do Consórcio Intermunicipal CEMMIL, visa estruturar uma gestão integrada e sustentável dos resíduos sólidos nos seis municípios participantes.
O PIGIRS incluirá diagnósticos e metas para melhoria da gestão de resíduos, alinhando-se ao projeto de concessão dos serviços de manejo de resíduos sólidos urbanos (RSU), em fase de estruturação, e que engloba as mesmas cidades. O plano será elaborado com o apoio financeiro do Governo Federal, por meio do Fundo de Apoio à Estruturação de Projetos de Concessão e PPP (FEP CAIXA), com suporte técnico da CAIXA, do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República e consultoria de empresas especializadas.
Segundo Ivair Biazotto, superintendente do CEMMIL, o PIGIRS abrange não apenas resíduos urbanos, mas também de saúde, da construção civil e outros resíduos urbanos. “O plano será crucial para orientar a gestão de resíduos com base nas normas vigentes em cada município”, destacou.
Com previsão de conclusão na primeira quinzena de dezembro, o grupo de trabalho promoverá consultas públicas e incentiva a participação de diversos segmentos sociais. A primeira versão do diagnóstico será aberta ao público e estará disponível para consulta em fevereiro do próximo ano no site oficial do consórcio: cemmil.com.br.